Dra. Vera Resende

dra-vera-resende-small

Formação académica

 Vera Alice Correia Resende, nasceu a 01 de fevereiro de 1983, na Freguesia de Ovar. Residente em São Vicente de Pereira Jusã, Ovar.

Efetuou o 1º ciclo na Escola Primária da Relva, São Vicente de Pereira Jusã. O 2º e 3º ciclos na Escola Básica de Válega e o secundário na Escola Júlio Dinis em Ovar. Completou o 12º ano com uma média final de 19 valores.

Iniciou o curso de Medicina em 2001 na Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior. Concluiu a Licenciatura em julho de 2007, com a média final de 15,2 valores.

Realizou em novembro de 2007 a prova de acesso ao Internato Complementar, com o resultado de 72%.

Está inscrita na Ordem dos Médicos com a Cédula Profissional nº 47328.

É sócia extraordinária da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) com o nº 1419.

É sócia da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão (SPOCMA).

É sócia fundadora da Sociedade Portuguesa de Traumatologia Laboral (Coimbra, Fevereiro 2011)


- jan / 2008 - iniciou o Ano Comum no Centro Hospital de Vila Nova de Gaia/Espinho. Concluiu o Ano Comum a 31 de Dezembro de 2008 com a classificação de APTO.
- jan / 2009 - ingressou no Internato Complementar de Ortopedia, no Hospital de São Sebastião, que integra actualmente o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

  • - Internato Complementar de Ortopedia e Traumatologia teve a duração de 72 meses com a seguinte distribuição parcelar:48 meses de Ortopedia, 6 meses de Ortopedia Infantil, 9 meses de Cirurgia Geral, 3 meses de Cirurgia Vascular, 3 meses de Cirurgia Plástica e 3 meses de Neurocirurgia. Em cumprimento com o plano estipulado no Programa de Formação do Internato Complementar de Ortopedia (Portaria 50/97, de 20 de Janeiro) realizou rotações por todas as Unidades Funcionais do Serviço de Ortopedia, no entanto, deu privilegiou à Unidade do Punho e Mão, constituída pelos Exmos Srs Drs José Manuel Teixeira e Artur Costa Neto, demonstrando desde cedo o seu gosto por esta Unidade, que viria a integrar após a conclusão do seu Internato.
  • - Realizou mais de 7000 consultas, em que mais de 5000 consultas foram subsequentes.
  • - Durante o internato pôde participar em 3093 cirurgias. Das quais 1421 como Cirurgião e 1672 como Ajudante, de salientar que cerca de 900 destas cirurgias se localizam na secção do Punho e Mão.
  • - Conclui o Internato Complementar de Ortopedia em Abril de 2015 com a nota de 19,6 valores.

- 29 / nov / 2011 - concluiu o Curso pós-graduado de Atualização em Cirurgia da Mão – 3ª edição – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação final de Muito Bom, e a atribuição de 6 ECTS.

- 19 / nov / 2012 - concluiu o Curso pós-graduado de Atualização em Cirurgia do Ombro – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação final de 13 valores, e a atribuição de 6 ECTS.

- 2012 / 2013 - realizou a pós-graduação “Avaliação do Dano Corporal pós-traumático”, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto/Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que concluiu com 16 valores, e a atribuição de 30 ECTS.


Cargos desempenhados no Serviço

- Coordenadora dos internos desde Janeiro de 2012, sendo responsável pela distribuição dos internos pelas equipas de Urgência, pelas Unidades Funcionais e pelo Bloco Operatório. Interlocutora entre os internos e a Direção de Serviço.
- Membro do grupo responsável pelo controlo de infeções e qualidade do serviço.
Relativamente à vertente do controlo de infeção, pôde participar nas reuniões da Comissão de Infeção; na vigilância e no registo das infeções no serviço de Ortopedia. Pôde, também, colaborar na realização do Protocolo de Atuação nas Infeções das Artroplastias da Anca e Joelho.

Vertente da qualidade
- fez parte integrante da equipa do Programa de Qualidade nas Artroplastias e fez parte da equipa responsável pelo protocolo de avaliação de qualidade do Serviço de Ortopedia e Traumatologia.
Este programa tem por metas 3 pontos: a taxa de infeção, a percentagem de reinternamentos e a produção interna do serviço.

  1. tem por objetivo a monitorização sistemática de todos os casos de infeção até aos 30 dias de pós-operatório, com especial ênfase para as artroplastias.
  2. tem por objetivo a monitorização de todos os reinternamentos até aos 30 dias, considerando quais as suas causas.
  3. tem por objetivo a elaboração anual de mapas de produtividade global e por médico que reflitam o número de consultas, cirurgias e internamentos realizados.

Neste âmbito realizou relatórios semestrais, apresentados na Reunião de Serviço, para conhecimento de todos os elementos do Serviço e que permitem avaliar o cumprimento, ou não, dos objetivos definidos no início de cada ano.
- Responsável pelo controlo, atualização e retificação dos protocolos de serviço informaticamente.


Atividade docente

- Formadora no Workshop de Gessos e Fracturas, organizado pelo Departamento de Medicina da AEICBAS65, para alunos de Medicina, outubro de 2013;
- Colaboração com a Universidade de Aveiro na formação dos alunos do curso de Medicina, como monitora convidada, durante o ano letivo de 2010/2011
- Pode apresentar as aulas teóricas relativas ao tema: “Exame objetivo do membro inferior”;
- Monitorizou as aulas práticas no Serviço de Ortopedia;
- Colaboração na formação Internos Complementares de Medicina Geral e Familiar e Internos do Ano Comum – acompanhamento e integração nas atividades regulares do Serviço de Ortopedia;
- ensino e monitorização na realização de aparelhos gessados, imobilizações elásticas, infiltrações articulares, redução de luxações, comportamento no bloco, limpeza e desinfeção das mãos, entre outros atos médicos ortopédicos.


Bolsas e prémios

- Bolsa para internos SPOT atribuída durante o 34º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, outubro 2014;

- Nomeação uma das 5 melhores comunicações livres pelo trabalho “Canal lombar estreito – Sinal da Sedimentação” apresentado no IV Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, Monte Real, março 2012; Menção Honrosa pelo trabalho “Estudo retrospetivo do tratamento cirúrgico de pseudartroses do escafóide” apresentado na XXII Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão, Linda-a-Velha, maio de 2010.

- Tem 5 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais.

- Tem, 16 comunicações livres em eventos internacionais e 44 em eventos nacionais; 9 pôsteres em eventos internacionais e 32 em nacionais; 2 vídeos e 64 comunicações em serviço.

- Realizou mais de 30 cursos, dos quais se salientam: Curso de Codificação Clínica, Lisboa (novembro – dezembro, 2014, Lisboa); "e-Raquis" (junho-novembro 2013, Madrid); Curso AO Avançado de Trauma (maio 2013, Tomar); 15º Curso EFAS (abril 2013, Porto); Curso AO Ombro (março 2013, Tomar); Curso de Trauma (agosto 2012, Edimburgo); European Resident Course (julho 2011, Lille); I Curso de Artroscopia do Ombro “A coifa” (junho 2011, Barcelona); Curso de Técnicas de Infiltração Articular no Aparelho Locomotor (maio 2011, Feira); Curso Avançado de Suporte de Vida em Trauma para Médicos (maio 2011, Viseu); Curso de Formação profissional de Artroscopia do Ombro (abril 2011, Lisboa); Curso Básico de Artroscopia (março 2011, Porto); Prática Bioestatistica em SPSS com interpretação de artigos (janeiro 2011, Lisboa) e V Curso teórico-prático de Cirurgia da Mão para Internos (março de 2010, Madrid). Soma um total de118,7 ECTS/ECMEC.

- Aluna do Doutoramento em Saúde Pública, Especialidade Politica, Gestão e Administração da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.


Imprimir   Email