Mordeduras de animais

Todos os anos milhões de pessoas  são mordidas por animais. A maioria das lesões ocorrem nos dedos da mão dominante, mas mordeduras de animais também podem ocorrer sobre a cabeça e pescoço.

Causas

A maioria das mordeduras de animais são de cães.  Mordeduras do gato são a segunda causa mais comum. O risco de infecção a partir de uma mordedura de gato é muito maior do que a de um cão.
Uma das principais preocupações sobre uma mordedura de animal é a possibilidade da raiva. Porque a maioria dos animais de estimação são vacinados, a maioria dos casos de raiva resultam da mordedura de um animal selvagem.

Sintomas

Mesmo se uma mordedura não perfurar a pele, pode esmagar e causar lesão das estruturas subjacentes: ossos, músculos, tendões, ligamentos e nervos.  Se a pele é rompida, há também a possibilidade de infecção.

Os sinais de uma infecção incluem:

  • Calor à volta da ferida
  • Edema
  • Dor
  • Drenagem de pus
  • Rubor em torno de um ferimento

Sinais de lesão dos tendões e nervos incluem:

  • Incapacidade de dobrar ou esticar o dedo
  • Perda de sensibilidade ao longo da ponta do dedo

Diagnóstico

Um médico deve ser consultado. Deverá lavar a área da ferida cuidadosamente e verificar se há sinais de lesão tendinosa ou nervosa. Todo o membro superior deverá ser avaliado na pesquisa de sinais de uma infecção disseminada.

Tratamento

Primeiros cuidados

A área mordida não deve ser colocada na boca.  A boca contém bactérias, que podem causar infecção.

Feridas superficiais

Em feridas superficiais, a área deve ser lavada com sabão e água ou com um anti-séptico. Uma pomada antibiótica deve ser aplicada e a ferida deve ser coberta com um adesivo/penso antiaderente.
A área deve ser cuidadosamente vigiada para detectar sinais de lesão tendinosa ou nervosa.  Alguns hematomas podem aparecer.  A ferida deve curar dentro de uma semana a 10 dias.  Se isso não ocorrer, ou se houver sinais de infecção, lesão tendinosa ou nervosa, deve ser procurada observação médica.

Presença de sangramento/hemorragia

Pressão directa deve ser aplicada sobre a área com um pano limpo e seco devendo ser elevada.  
A ferida deve ser coberta com um penso limpo e estéril e providenciada observação médica.
Se a ferida for na face, cabeça ou pescoço, a ajuda médica deve ser procurada imediatamente.
Assistência médica

O médico provavelmente irá deixar a ferida aberta (sem pontos), a menos que haja uma ferida superficial.  Raios X e análises ao sangue podem ser necessários.  A vacina contra o tétano, analgesia e medicação com antibióticos deverão ser prescritos.
O acidente deve ser relatado aos serviços de saúde pública que poderão pedir ajuda para localizar o animal.  Poderá ser necessária vigilância para detecção de sintomas de raiva.

Mais informação em aaos.org


Imprimir   Email