avaliação dano corporal.

Avaliação dano corporal

A avaliação de pacientes com sequelas das lesões traumáticas sofridas, uma área que tendo sofrido importância acrescida nas últimas décadas, desde há séculos tem preocupado médicos e legisladores.

Em Portugal, o dinamismo que nesta área tem sido imposto desde há vários anos pelo Instituto Nacional de Medicina Legal (através das realização regular de Cursos e Reuniões científicas), a publicação em 2007 de uma nova Tabela Nacional de Incapacidades para Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais e de pela primeira ter sido publicada uma Tabela de avaliação de Incapacidades Permanentes em Direito Civil (Decreto-Lei 352/2007 de 23 de Outubro) e a publicação de uma nova lei que regulamenta o regime de reparação de acidentes de trabalho e doenças profissionais em 2009 (Lei 98/2009 de 04 de Setembro), tem originado rápidas e múltiplas mudanças nesta área.

É pois imperativa, uma formação e experiência adequada, bem como uma actualização constante nesta matéria, de forma a permitir uma resposta adequada às questões, cada vez mais frequentes e complexas colocadas aos médicos com responsabilidades nesta área.

Desde há cerca de dezoito anos, tem desenvolvido actividade regular na área de Avaliação do Dano Corporal no âmbito do direito do trabalho, direito civil, acidentes pessoais em clínica privada, nas Companhias de Seguros Mundial-Confiança, Fidelidade Mundial, Grupo Caixa Seguros, no Hospital do DMI, nos Hospitais Privados de Portugal, Hospital de São Martinho, Clínica de Saúde Atlântica e Clínica do Palácio.

No âmbito das suas funções, elabora pareceres médicos, intervêm em Juntas Médicas em Tribunal do Trabalho, em exames periciais no âmbito do Direito Civil realizados em delegações do INML ou em departamentos médicos de Seguradoras e em audiências de discussão em Julgamento.

Nomeado pelo Director do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, consultor de Ortopedia do Gabinete Médico-Legal de Santa Maria da Feira em 2002.

Actualmente exerce a sua actividade na Unidade Médico-Legal do Grupo Caixa Seguros e em clínica privada.

Tem apresentado regularmente comunicações em reuniões científicas e tem publicados artigos científicos nesta área.

Sócio da Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal, Sociedade Portuguesa de Traumatologia Laboral, membro da International Association of Bodily Damage e Certified Independent Medical Examiner pelo American Board of Independent Medical Examiners (ABIME).

DEVIDO A CONFLITO DE INTERESSES, NÃO AVALIA EM CLINICA PRIVADA, PACIENTES EM QUE ESTEJA ENVOLVIDA RESPONSABILIDADE DE SEGURADORAS DO GRUPO CAIXA SEGUROS (excepto se presente documentação emitida pela Seguradora que expressamente o permita).


Imprimir   Email