medicina dos seguros

Medicina dos Seguros

A observação, orientação de tratamento e avaliação de sequelas em pacientes vítimas de lesões traumáticas, quando abrangidos no âmbito da proteção de alguma apólice de Seguro, impõe a necessidade de associar aos conhecimentos médicos, um conhecimento sobre o enquadramento legal do regime de cobertura da apólice (Direito do Trabalho, Direito Civil ou Acidentes Pessoais).

É fundamental o conhecimento das necessidades e tipos de informação que deverão ser disponibilizadas aos vários intervenientes (sinistrados, seguradoras, advogados, tribunais entre outros), para uma agilização do processo não só na fase curativa, permitindo a prestação de uma adequado e atempado tratamento, mas também após finalização deste, evitar protelar o encerramento do processo por falta de informação médica adequada.

Desenvolvendo há mais de vinte anos actividade médica na indústria seguradora, desempenhamos múltiplas funções: avaliação inicial de sinistrados, triagem de doentes do foro ortopédico, orientação e tratamento de sinistrados com lesões ortopédicas, avaliação do dano corporal e assessoria médica, intervenção em Juntas Médicas em Tribunais do Trabalho, perícias médicas no âmbito do Direito Civil e audiências em Julgamento.

Ao longo dos anos, fomos adquirindo uma vasta experiência na observação, tratamento, avaliação de sequelas de lesões traumáticas nas suas várias vertentes, bem como na avaliação de eventuais necessidades futuras de tratamento ou ajudas técnicas.

Elaboramos quando solicitado, pareceres sobre avaliação de nexo causal, tratamentos efectuados, previsões sobre tipos e períodos de tratamento necessários e necessidades futuras (tratamentos, ajudas medicamentosas ou técnicas ou intervenções cirúrgicas) e relatórios de Avaliação do Dano Corporal no âmbito dos Acidentes de Trabalho, Acidentes Pessoais e Direito Civil.

Completamos em um Curso de Avaliação do Dano Corporal Pós Traumático (2003), um curso sobre a aplicação da Tabela da American Medical Assiciation 6th Edition (2012) e fomos admitidos, após aprovação em exame efectuado em Montreal 2012, como Certified Independent Medical Examiner pelo American Board of Independent Medical Examiners (ABIME).

Temos partilhado a nossa experiência através da publicação de artigos em revistas científicas ou da apresentação de comunicações em congressos e reuniões científicas.


Imprimir   Email